Menstruar aos olhos das mulheres portuguesas
Vânia Beliz, mestre em sexologia, desenvolve trabalhos na área da educação sexual, quer em Portugal, quer em países mais vulneráveis. O estudo "Conceções de Mulheres Portuguesas sobre a Menstruação, Higiene Menstrual e Constrangimentos no Espaço Público", desenvolvido pela sexóloga, juntamente com Zélia Anastácio, revela que a maioria das mulheres portuguesas (45,6%) consideram que experiência da menarca - a primeira menstruação da vida de uma mulher - foi razoável. Porém, 10,6% das inquiridas revela que a sua vivência foi "muito negativa".
Apesar de terem recebido esclarecimento sobre a menstruação, 53,5% das mulheres referem que gostariam que tivessem falado mais com elas antes do surgimento da menarca. O estudo revela, ainda, as preferências de produtos de higiene íntima, destacando-se os produtos convencionais.
Para além disso, concluíram que 16,6% das mulheres inquiridas têm dificuldade económica na aquisição dos produtos de higiene íntima. Em entrevista, relembra que, em Portugal, ainda existem pessoas sem saneamento e muitas mulheres em situação de sem abrigo.