Da pré-história a inovador, a alternativas do mercado
Tendo em conta os malefícios dos produtos convencionais e uma crescente preocupação ambiental, existem já soluções alternativas no mercado. Entre estas, destacam-se os pensos e os tampões reutilizáveis, os copos e as cuecas menstruais.
Em Portugal, uma das casas que promove a comercialização dos vários produtos de higiene íntima alternativos é a Me Luna. Isabel Girão é uma das responsáveis por promover a marca e os produtos alternativos a nível nacional. Em entrevista, fala-nos sobre as características dos copos menstruais.
Ainda assim, há quem decida pôr mãos à obra e fazer os seus próprios produtos de higiene íntima em casa. Mónica Campanhã é um destes exemplos. Nos dias de hoje, é na costura que passa os seus tempos livres. Para além disso, promove workshops e tutoriais online para a costura autónoma de pensos menstruais reutilizáveis, nomeadamente no seu canal de Youtube. Em entrevista, revela os processos para a produção destes produtos.
A experiência das mulheres portuguesas com a menstruação e com os produtos de higiene íntima
"Optei pelo copo menstrual porque tinha muitas dificuldades a lidar com os pensos, nomeadamente, as alergias e a paranoia em mudar o penso"
"Passei o dia inteiro com as mesmas cuecas e no final, claramente, tinham tido menstruação, mas aquilo não estava de todo húmido, estava só manchado"
"Hoje em dia, nós somos tão avançados que até os pensos reutilizáveis também o são"